Notícias

Revista

Media Kit

Portugal Fresh lança segundo episódio das Fresh Talks e destaca cultura do kiwi

31 Março, 2022 | Notícias

  • Associação para a Promoção das Frutas Legumes e Flores de Portugal irá divulgar as Fresh Talks na Fruit Logistica, em Berlim, entre 5 a 7 de abril
  • Exportações nacionais de frutas, legumes e flores ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 1700 milhões de euros em 2021, o valor mais alto de sempre. Kiwis exportam 31 milhões de euros.

A Portugal Fresh lança hoje o segundo episódio das Fresh Talks. Depois dos citrinos, os kiwis são a cultura em destaque nesta iniciativa, que tem como objetivo divulgar e promover os produtos mais exportados pelas empresas do setor.Em 2021, as exportações nacionais de frutas, legumes e flores atingiu os 1713 milhões de euros, o valor mais alto de sempre. Os produtores nacionais de kiwis exportaram cerca de 31 milhões de euros, um crescimento de 28% em comparação com o ano anterior. Em volume, as exportações de kiwi somaram 19.962 toneladas, mais 25% face ao período homólogo.

As empresas associadas da Portugal Fresh preparam-se para viajar até Berlim onde, entre 5 e 7 de abril, vão participar na Fruit Logistica, a maior feira empresarial do setor. O stand da Portugal Fresh junta 30 produtores, parceiros e associações que representam o que de melhor se faz no país. Será também em Berlim que o segundo episódio das Fresh Talks estará em destaque.

“Com esta iniciativa, que conta desde a primeira hora com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola, pretendemos dar a conhecer os produtores, os seus desafios e conquistas. Num ano desafiante e com enormes obstáculos, a Portugal Fresh acredita que a promoção assume maior relevância e pode contribuir para a valorização dos produtos quer no mercado interno quer externo”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

O segundo episódio das Fresh Talks já está disponível nas redes sociais e no site da Portugal Fresh.

O Projeto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 da Portugal Fresh é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Números chave:

1713 milhões de euros

Valor das exportações nacionais de frutas, legumes e flores em 2021

31 milhões de euros

Valor das exportações de kiwi em 2021

+28% face ao mesmo período de 2020

19.962 toneladas

Volume de kiwis exportados em 2021

+ 25% face ao mesmo período de 2020

Com o apoio do Crédito Agrícola.