Nas próximas duas semanas, a Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal desloca-se à Alemanha para uma ação de promoção dos produtos portugueses, marcando presença em duas das maiores feiras do mundo para este setor.
A primeira paragem será em Essen onde, a partir de amanhã e até 31 de janeiro, decorre a IPM Essen, especializada em flores e plantas. Quatro empresas portuguesas produtoras de plantas e flores integram o stand da Portugal Fresh na feira, onde são esperados 53 mil visitantes profissionais. A iniciativa contará com a visita oficial do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, que se desloca à feira dia 29 de janeiro e marca também presença no jantar da representação portuguesa.
Cerca de uma semana depois, entre 5 e 7 de fevereiro, arranca a Fruit Logistica em Berlim, uma das maiores do mundo com 78 mil visitantes de 140 países. No stand da Portugal Fresh vão estar representadas 32 empresas, organizações e parceiros com um histórico de mais de dez anos de presença neste certame, que se realiza todos os anos na capital alemã.
A Alemanha, maior economia da Europa, é o principal importador de frutas, legumes e flores da UE e o quinto destino das exportações portuguesas destes produtos, depois de Espanha (que lidera), França, Holanda e Reino Unido.
Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha: “A Alemanha é um destino estratégico para as exportações de frutas, legumes e flores e tem aumentado, todos os anos, a compra de produtos portugueses, com destaque para os pequenos frutos e para a pera rocha. Mas estas feiras internacionais são também um palco privilegiado para contactar clientes oriundos de outras geografias e para mostrar o potencial da nossa produção, cada vez mais diversificada”.
Na IPM Essen participam as empresas Viveiros Monterosa, Viplant, Colossus Plants e Bayflor.
Na Fruit Logistica marcam presença as empresas 100% Titular, Alitec, Bfruit, Coopval, Emergosol, Frusoal, Frutalvor, Frutas Classe, Granfer, Greenpeas, Hortaibérica, Hortapronta, Hortomelão, Lusomorango, Lusopera, Patricia Pilar, Triportugal, Vale da Rosa e Vitacress. Juntam-se as seguintes associações e parceiros: Edia, Fepal, Hubel, Hidrosoph, Lafpack, Magos, Crédito Agrícola, APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça) e ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).