Esta participação acontece num momento histórico para o sector, que está perto de atingir 3.000 milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50% deste valor. “As nossas previsões apontam para termos atingido em 2018, pela primeira vez, os 1500 milhões de euros em exportações”, revela o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, realçando os dados até agora disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística. As exportações de frutas, legumes e flores alcançaram, entre janeiro e novembro do ano passado, 1.372 milhões de euros, subindo 1% face a igual período do ano anterior. “Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1.500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho”, acrescenta o responsável.
Em sintonia, as vendas para a Alemanha valeram 89,4 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2018 – mais 1,3% que no período homólogo de 2017. Um crescimento sustentado desde 2015 e fruto das parcerias estabelecidas com parceiros neste mercado, incluído o grupo retalhista LIDL, que permitiram às frutas e legumes nacionais estarem presentes nos supermercados alemães. A maior economia europeia, com 83 milhões de habitantes, já é o quinto comprador de frutas e legumes portugueses.
A presença da Portugal Fresh naquele que é considerado o ‘campeonato do mundo’ das frutas e legumes, onde contará com visita do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, servirá para estreitar laços não só com o mercado alemão e com os parceiros mais regulares, mas também com compradores de geografias cada vez mais relevantes nas compras mundiais do sector, como China, Índia e Indonésia. “Estarão presentes compradores dos cinco continentes. Os nossos parceiros mais tradicionais, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil, também vão investir muito tempo no nosso stand, degustando produtos e reunindo com as empresas exportadoras”, afirma Gonçalo Santos Andrade.
Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha perfazem o Top5 dos maiores mercados das exportações nacionais. Juntos, estes cinco mercados representam 67% do total das exportações do sector.
A par da promoção externa, a Portugal Fresh tem como missão incentivar o consumo de fruta e legumes no mercado nacional. Em 2018, mais 14 empresas da fileira fizeram-se associadas da Portugal Fresh, que conta agora com 85 empresas associadas que representam 25% do valor do sector das frutas, legumes e flores.
Mais informações:
Joana Madeira Pereira | Communication & Media Relations | jmpereira@terraprojectos.com | 96 512 20 20