Notícias

Revista

Media Kit

A Portugal Fresh na primeira edição do China International Import Expo

19 Dezembro, 2018 | Notícias

A primeira edição do “China International Import Expo – CIIE 2018″ que propõe a abertura do mercado chinês ao mundo numa política de liberalização do comércio e globalização económica, aconteceu de 5 a 10 de novembro de 2018, em Xangai, na China. Segundo a organização do evento foram cerca de 3.600 empresas de mais de 130 países que fizeram parte da primeira edição, que conta com o apoio da Organização Mundial do Comércio e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.

Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh fez parte da comitiva portuguesa, juntamente com o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, representantes da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, entre outras entidades, que teve como foco de presença a abertura daquele mercado a novos produtos portugueses, como a pêra, maça e uva de mesa.

 

A Expo CIIE esteve dividida entre pavilhões de países (com 30,000m2), área para as empresas: produtos e serviços, um espaço Fórum de Comércio Internacional, Inovação, Investimento e Liberalização do comércio, e ainda vários seminários profissionais sobre diversos temas.

Na abertura da Feira Internacional de Importações da China o presidente chinês, Xi Jinping apresentou a sua intenção “É o nosso sincero compromisso abrir o mercado chinês”.

 

Para a Portugal Fresh, esta foi uma presença chave de prospecção de mercado e que provou, através da sua dimensão e nos milhares de visitantes diários, que entupiam os acessos, que este é um mercado, que até 2017 representava 18% da população mundial com 1.390 milhões de habitantes, prioritário para a exportação de frutas e legumes nacionais.