No passado dia 4 de dezembro a AESE Business School de Lisboa abriu portas a mais uma ação de capacitação dirigida a empresários e quadros de empresas do setor agrícola e agroindustrial. Desta vez o tema foi a Internacionalização e o seminário teve como objetivo alertar os participantes para a necessidade de uma gestão eficaz e rigorosa, fornecendo ferramentas para os capacitar nos processos de exportação e internacionalização.

Esta é uma parceria desenvolvida entre AESE/GAIN e Portugal Fresh, com o apoio do Crédito Agricola, representado nesta ação por Rui Garcia, responsável por dinamizar o negócio de Trade Finance na Direção de Negócio Internacional da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, que partilhou informação fundamental sobre processos de Exportação.

Os mais de 30 participantes foram recebidos num ambiente descontraído, bastante dinâmico e de elevado profissionalismo por, Fraústo Ferreira, Professor da AESE Business School e Diretor do GAIN e Gonçalo Andrade presidente da Portugal Fresh, que explicaram a ação e os objetivos do programa.

“Internacionalizar: desafios em mercados emergentes” foi o primeiro tema em debate, apresentado por Pedro Leão Professor de Política de Empresa na AESE Business School, que através da sua larga experiência relatou casos práticos de internacionalização nas mais diferentes áreas.

Ainda durante a manhã os participantes foram distribuídos por grupos de discussão, de forma a trocarem ideias sobre os dois casos de estudo “Nunca ninguém discorda” e “Jorge Soares e o desafio da Maçã de Alcobaça”. Os debates foram bastante ativos, demonstrando um enorme interesse por parte dos participantes à cerca dos assuntos apresentados.

A análise dos resultados do primeiro caso através do tópico “Liderança inclusiva” foi comandada por João Martins da Cunha professor nas áreas de Comportamento Humano, Comunicação, Liderança, Motivação e Negociação na AESE Business School.

O almoço de excelência, que teve lugar nas instalações da AESE, proporcionou bons momentos de networking e aproximação entre participantes e professores formadores. Já na segunda parte do dia o pontapé de saída foi dado pelo Professor de Política Comercial e Marketing na AESE Business School, Ramiro Martins. “O Desafio da Maça de Alcobaça” foi o tema em debate que culminou com a partilha de uma experiência de mais de 30 anos dedicados à maça, do presidente da Maça de Alcobaça, Jorge Soares.

O dia não poderia terminar sem antes ser apresentado um dos casos de internacionalização de maior sucesso nacional, dentro do setor das frutas e legumes, e desta forma, Miguel Barbosa, diretor geral do grupo Luis Vicente contou em poucos minutos a história e desafios de exportação/internacionalização da empresa.

IMG_2439.JPG

GAIN

Antes da entrega dos diplomas houve ainda tempo para fazer uma abordagem ao programa GAIN da AESE Business School, dirigido a empresários e dirigentes do setor agroalimentar que pretendem atualizar conhecimentos, consolidar e adquirir competências, aprofundar e partilhar experiências de negócios.

É já considerada uma formação de excelência e os diferentes testemunhos apontam como pontos fortes a boa estruturação, dinâmicas pedagógicas inovadoras, estimulo à parceria, procura e promoção da diversidade de competências dos diferentes participantes.

É hoje um dos programas mais procurados como ferramenta de desenvolvimento e crescimento profissional para empresas agrícolas e agroindustriais. Para ficar saber mais sobre o GAIN basta aceder ao site da AESE Business School (www.aese.pt).