Sob o chapéu da Portugal Fresh, o sector hortofrutícola português esteve fortemente representado na Fruit Attraction. Esta foi a quinta participação conjunta consecutiva de Portugal na feira das frutas e legumes em Madrid.

Entre 28 e 30 de Outubro decorreu, em Madrid, a Fruit Attraction- Feira Internacional para o Comércio de Frutas e Legumes.

Nos 32.000 metros quadrados de exposição estiveram presentes 1020 expositores provenientes de 25 países e 49.367 visitantes profissionais vindos de 100 países, o que significa um aumento de 22% face a 2014.

Este evento tem-se consolidado como uma das mais sólidas referências internacionais do sector, principalmente a nível europeu, cuja participação terá rondado os 86% da participação internacional, especialmente de Itália, França, Portugal, Reino Unido, Bélgica e Alemanha. Do mesmo modo, a participação americana representa 9%, destacando-se o Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, México, assim como o Nicarágua, que se estreou na feira. Outos países que ali marcaram presença pela primeira vez foram a Áustria, Canadá, India, Letónia e Nova Zelândia.

Espanha é um mercado estratégico para o sector das frutas e legumes portugueses, cada vez mais vocacionado para a exportação. Assim, como é já habitual, a Portugal Fresh- associação para a promoção de frutas, legumes e flores de Portugal, teve pela quinta vez consecutiva uma presença conjunta no certame.

Cerca de 30 empresas portuguesas deslocaram-se a Madrid para demonstrarem a qualidade, frescura e sabor das suas frutas e legumes. Estando no mesmo pavilhão que a Andaluzia, Navarra, Castela e Leão, Asomafrut (mercado abastecedor de Madrid), e Polónia,  Portugal fez-se representar em 320m2, num stand com lotação esgotada.

No primeiro dia de feira, 28 de Outubro, esteve presente o Sr. Embaixador de Portugal em Espanha, Dr. Francisco Ribeiro de Menezes e  o Administrador Delegado da AICEP em Espanha, Dr. Eduardo Henriques. No segundo dia de feira, 29 de Outubro, o Senhor Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Dr. Nuno Vieira e Brito, fez também uma visita às empresas portuguesas que expuseram no certame.

As presenças conjuntas neste tipo de feiras são muito importantes para as empresas portuguesas terem a visibilidade necessária para o aumento e consolidação das suas exportações. O crescimento das exportações tem sido notável desde o aparecimento da associação. Desde o final de 2010, quando as exportações registaram 780 milhões de euros, até final de 2014, com o valor de 1.101 Milhões de euros, o sector aumentou 41% as exportações, em valor. Este crescimento irá continuar! Comparando os números homólogos, do valor das exportações, até final de agosto, há um crescimento de 14% face ao ano anterior. O mercado internacional é de extrema importância para o sector e as empresas portuguesas estão cada vez mais a garantir um excelente serviço aos seus clientes.